Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sonhando - Casimiro de Abreu

Ultimamente tenho lido mais e escrito menos.. Minha inspiração não anda lá essas coisas.
Então estou  aproveitando para ler as obras de Casimiro de Abreu
Acabei de ganhar o livro de presente - Obra Completa - Que presentão!!!
A cada poesia que leio vou ficando mais encantada com esse Poeta que, confesso,
eu conhecia muito pouco.
Escolhi uma das que já li para colocar aqui.




Sonhando

Um dia, oh linda, embalada
Ao canto do gondoleiro,
Adormeceste inocente
No teu delírio primeiro,
- Por leito o berço das ondas,
Meu colo por travesseiro!


Eu, pensativo, cismava
Nalgum remoto desgosto,
Avivado na tristeza
Que a tarde tem, ao sol-posto,
E ora mirava as nuvens,
Ora fitava teu rosto.


Sonhavas então, querida,
E presa de vago anseio
Debaixo das roupas brancas
Senti bater o teu seio,
E meu nome num soluço
À flor dos lábios te veio!


Tremeste como a tulipa
Batida do vento frio...
Suspiraste como a folha
Da brisa ao doce cicio...
E abriste os olhos sorrindo
Às águas quietas do rio!


Depois - uma vez - sentados
Sob a copa do arvoredo,
Falei-te desse soluço
Que os lábios abriu-te a medo...
- Mas tu, fugindo, guardaste
Daquele sonho o segredo!...

Casimiro de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo. Deixe seu comentário. Bj carinhoso